Março: mês do aniversário de Aracaju, a capital sergipana e da qualidade de vida!

No dia 17 de Março, Aracaju completa 160 anos de existência. Uma cidade jovem, com um grande potencial econômico voltado para o turismo e cujo povo reflete toda a sergipanidade de quem nasceu aqui e de quem escolheu esta cidade para ser o seu porto seguro. Então, até o dia do aniversário da capital sergipana, nossos posts terão como foco as curiosidades da capital sergipana. E que tal começar hoje falando sobre o antigo farol da marinha?

O farol original de 1888, com estrutura metálica persistiu por mais de 100 anos sem qualquer tipo de reforma ou conservação.

O farol original de 1888, com estrutura metálica persistiu por mais de 100 anos sem qualquer tipo de reforma ou conservação.

A história deste farol está diretamente ligada à história da nossa cidade. Este monumento foi inaugurado em 1861, sendo o primeiro da cidade, construído em torre de madeira, a pedido do então presidente da província de Sergipe D’el Rey, o senhor Inácio Barbosa; e com o objetivo de orientar as embarcações que chegavam à foz do Rio Sergipe. Uma luminária e equipamentos para o farol foram importados da Inglaterra e utilizados durante mais de 20 anos. Em 1884, a base em madeira foi destruída por um incêndio, sendo providenciada uma torre provisória até 1886. A partir deste momento, se iniciou a construção de uma nova estrutura mais moderna e com base metálica, oriunda da França, com 35 metros de altura e que foi inaugurada no ano de 1888.

De lá pra cá, o farol funcionou diuturnamente até o ano de 1991, quando foi acesso o novo farol de Aracaju, no bairro Coroa do Meio. Em 1995, o monumento foi tombado pelo governo do estado como patrimônio público e, 12 anos depois, foi fechado para reforma, a fim de restaurar a estrutura do farol e construir um novo entorno com praça, espelho d’água, estacionamento, entre outros itens que tornaram o local um espaço de convivência e turismo. Isto ocorreu a partir de 2009, quando a reforma foi concluída e o local se tornou um novo ponto turístico da cidade, principalmente à noite, quando a iluminação cênica deixa o ambiente ainda mais agradável.

O novo farol foi reinaugurado em 2009.

O novo farol foi reinaugurado em 2009.

Apesar de ter ganhado uma enorme projeção após a reforma, o farol sempre foi o grande destaque da região, tanto que deu-se ao biarro em que foi construído o nome de Farolândia. Hoje, com 154 anos de existência, completamente renovado e mais jovem do que nunca, este é um dos faróis que possui maior destaque turístico no estado e um grande marco da cidade. Sua história está ligada diretamente ao nascimento de nossa capital. Por isso, quando vier a Aracaju, não deixe de conhecer esta região e este grande monumento. Procure mais informações deste patrimônio local, visite-o e descubra porque ele é orgulho de todos os sergipanos!

Com a reforma, o farol ganhou um entorno mais moderno e bonito

Com a reforma, o farol ganhou um entorno mais moderno


Deixe um comentário