Aracaju: nossa história em museus

Aracaju é conhecida por sua tranquilidade, as praias de águas mornas e o povo hospitaleiro. Para ir além destas informações, que tal visitar um dos museus da cidade? “Ah, eu não gosto muito de museu!” Você pode até pensar desta forma; mas o Museu da Gente Sergipana não é um museu tradicional. O local onde foi fundado é um antigo prédio escolar, completamente restaurado para se transformar em um museu moderno e que expõe permanentemente sobre a cultura do povo sergipano. O prédio ganhou tamanho destaque pelo resultado do trabalho de restauro realizado, que ganhou um prêmio de “O melhor da arquitetura 2012”, fazendo com que este espaço na capital sergipana ganhasse reconhecimento nacional.

Interação e modernidade são marcas do Museu da Gente Sergipana

Interação e modernidade são marcas do Museu da Gente Sergipana

A partir de modernos recursos de multimídia, o visitante vai interagir com o ambiente das formas mais variadas: recitar cordel, descobrir palavras do dicionário “sergipanês”, conhecer a mesa virtual com as comidas típicas locais, “navegar” pelos nossos rios e muito mais, tudo isso de forma muito dinâmica e divertida. Isto, sem dúvidas, vai agradar adultos e crianças. A visita ao Museu da Gente Sergipana é um programa para toda a família!

O museu funciona de terça à sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. E, ao final do passeio, você escolhe: comprar algumas lembrancinhas na Loja da Gente ou comer um “Cachorro quente do parque” no Café da Gente, ambos funcionando como espaços anexos, mas em horários mais extensos; oferecendo a possibilidade de fazer compras ou jantar nestes locais, mesmo o museu já estando fechado.

“Então, eu que adoro museus também vou gostar, não é?!” Com certeza! E se você gosta mesmo de conhecer a história do lugar, uma visita ao Museu Palácio Olímpio Campos é parada obrigatória. Fica há aproximadamente 500m do Museu da Gente Sergipana e, através das visitas guiadas, você irá descobrir sobre muitos fatos interessantes do passado de Aracaju e de Sergipe.

O Museu-Palácio Olímpio Campos possui um dos maiores acervos de arte do estado

O Museu-Palácio Olímpio Campos possui um dos maiores acervos de arte do estado

O prédio fundado em 1856 e como antigo palácio do governo, foi restaurado 2007 e reinaugurado anos depois. Possui mais de 50 ambientes em dois andares que abrigam itens suntuosos do período em que a monarquia ainda reinava nas terras de Sergipe D’el Rey. Além dos salões nobres, gabinete do governador, quartos e salas diversas, o museu-palácio possui uma galeria de arte com um acervo que é um dos maiores do estado. O horário de funcionamento é de terça à sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 09h às 13h, e como fica no centro da cidade, você pode dar uma esticada no passeio para conhecer alguns dos nossos principais memoriais que se encontram pelo centro histórico. Mas esse será o tema do nosso próximo post.

Existem ainda outros espaços históricos na cidade, que retratam temas específicos, mantidos por instituições públicas ou privadas, como o Museu do Homem Sergipano, o Memorial de Aracaju, o Memorial da Bandeira… isso sem falar nos famosos museus das cidades do interior do estado, como São Cristóvão e Laranjeiras. Mas vamos continuar destacando as belezas e histórias de Aracaju em comemoração aos 160 anos da cidade. Está vindo pra cá e quer saber sobre um determinado local? Tem alguma sugestão para nossos próximos posts? Ou alguma crítica sobre o que já publicamos. Deixe seu comentário. Fazer deste blog um espaço colaborativo vai fazê-lo ser ainda melhor para você!

 

Fotos: Márcio Garcez (para ASN) e site do Museu Palácio Olímpio Campos.


  1. Sugiro abordar em relação a algumas tradições como: a feirinha da praça Tobias Barreto, etc. Uma outra coisa legal seria abordar as comidas local, receitas, restaurantes, etc.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s