Nas ruas de Ará

Andar pelas ruas do Centro Histórico de Aracaju é uma possibilidade de descoberta a cada passo. Além dos principais museus estarem na região, ainda é possível conhecer monumentos e memoriais que contam sobre a história do povo desse lugar, sua cultura e tradição. Começando pela Praça Fausto Cardoso, o ar bucólico do local vai te transportar para um passado charmoso e cheio de história. Coretos e estátuas adornam a praça que leva o nome de um dos grandes memoráveis sergipanos, que se destacou na política e como jurista, jornalista e escritor. A praça também é conhecida como “Praça do Palácio” por abrigar o antigo palácio do governo que hoje se tornou um museu (veja no post anterior mais informações sobre o Museu-Palácio Olímpio Campos).

Bela vista da Ponte do Imperador Iluminada à noite

Vista da Ponte do Imperador Iluminada

Com vista para o Rio Sergipe, da praça é possível ver um famoso atracadouro que ficou conhecido como “Ponte do Imperador”: um espaço que avança por alguns metros por dentro do rio e que te permite fazer ótimas fotos de todo o calçadão e da própria praça Fausto Cardoso, que já foi chamada de “Praça do Imperador” por conta do atracadouro. E este é um espaço bem interessante. Foi construído para receber as embarcações do imperador D. Pedro II em sua visita à província no ano de 1860; sendo sua estrutura original em madeira posteriormente refeita para o que pode ser visto atualmente. O nome de “ponte” foi dado nesta época pelo tamanho e imponência da construção para o local, e perpassa por gerações até os dias atuais.

A alameda das Palmeiras Imperiais da raça Fausto Cardoso, dos tempos de D. PedroII

A alameda das Palmeiras Imperiais da Praça Fausto Cardoso, dos tempos de D. PedroII

Voltando para a Praça Fausto Cardoso, você verá ainda uma passarela com palmeiras centenárias que vão te levar até a praça Monsenhor Olímpio Campos, também conhecida como “Praça da Catedral”, por abrigar a igreja matriz N. Sra. da Conceição, uma das mais conhecidas da cidade. A igreja, por sinal, é o ponto que marca a divisa entre a praça e o parque Teófilo Dantas. Na praça, além do belo prédio em estilo neogótico da catedral, você pode visitar a galeria de arte Álvaro Santos e conhecer obras de artistas sergipanos comumente expostas no local. A feirinha de artesanato, diariamente no local, e o antigo prédio do Cacique Chá, recentemente reformado e com painéis originais do artista plástico Jenner Augusto, também já se tornaram patrimônio desta praça. Já pelo lado do Parque Teófilo Dantas, e um lago artificial com peixes costuma chamar a atenção das crianças.

Mas o passeio não acaba aí, não. Poucas quadras à frente, na praça General Valadão, o Centro Cultural de Aracaju está localizado no marco zero da cidade, onde já foi o prédio da antiga alfândega. O local foi inaugurado em 2014 e possui múltiplos espaços de exposição e criação cultural: núcleo de produção digital, revistaria, sala de cultura popular, museu, entre muitos outros ambientes dedicados à arte e cultura da capital sergipana. O espaço funciona de terça à domingo, das 8h às 17h, e tem acesso gratuito.

A estátua de Zé Peixe no memorial que leva seu nome e será inaugurado em breve.

A estátua de Zé Peixe no memorial que leva seu nome e será inaugurado ainda este ano

Seguindo pelo calçadão, às margens do rio, ao fundo do Centro Cultural, um novo espaço para valorização da cultura local está sendo finalizado: o Memorial Zé Peixe. O antigo Terminal Hidroviário da cidade foi completamente reformado e dedicado ao prático que durante muitos anos atravessava o rio Sergipe à nado para guiar as embarcações que chegavam ao porto: o popular Zé Peixe, como ficou conhecido o senhor José Martins Ribeiro Nunes. Ele é, sem dúvida, umas das figuras populares e lendárias da cidade. Esta é uma das novidades de espaço cultural da capital sergipana, que deve ser aberto ao público ainda no primeiro semestre de 2015*.

E se depois disso tudo ainda tiver com disposição para continuar andando, que tal ir até o mercado? Sobre ele, vamos comentar num próximo post, afinal, tem muita coisa para se ver por lá. Esperamos que tenham aproveitado essas dicas e, se desejarem mais informações sobre estes espaços, deixe seu comentário, vamos tentar atende-lo; e assim, vamos conhecendo cada dia mais a nossa pequena notável.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s