São Cristóvão: patrimônio cultural sergipano

Olá pessoal! No último post, nós falamos sobre nossas salas de eventos. Elas levam os nomes de algumas das principais cidades do interior do nosso estado. São Cristóvão é uma delas, e é sobre este museu a céu aberto que vamos falar nesta postagem. Afinal, há alguns anos atrás, essa que é a cidade mais antiga de Sergipe, recebeu destaque nacional quando teve um dos seus conhecidos monumentos indicados à Patrimônio da Humanidade. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre a cidade e sua representatividade para os sergipanos.

O cruzeiro ao centro da Praça São Francisco e a igreja e o convento ao fundo

O cruzeiro ao centro da Praça São Francisco, com a igreja e o convento ao fundo

São aproximadamente 20 Km de distância da capital Aracaju para a cidade que foi a primeira capital do estado. São Cristóvão foi fundada em 1590 e é a cidade mais antiga de Sergipe. Dividida entre cidade baixa e alta, é nesta última onde encontramos grande parte do conjunto arquitetônico que dá a cidade tamanha importância em âmbito nacional. A principal destas obras é o complexo da Praça São Francisco que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1967 e, em 2010, foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade, chancela recebida pela UNESCO. Com isto, a cidade que já era destaque entre as opções de roteiros turísticos do estado, ganhou uma maior notoriedade e tornou-se destino obrigatório para aqueles que apreciam um passeio cultural.

Nesta praça, é possível visitar a Igreja e o Convento do Carmo, onde encontra-se o Museu de Artes Sacras de Sergipe. Este museu reúne diversas obras datadas de centenas de anos, com grande valor histórico e material, que foram trazidas ao Brasil e utilizadas durante os primeiros anos de existência do local. Além destes espaços, compõem a Praça o Museu Histórico de Sergipe, a Santa Casa de Misericórdia, a Casa do Folclores e alguns outros locais dedicados à cultura e história do nosso estado. Como São Cristóvão tem muitas praças com muitas igrejas, a dica para reconhecer a Praça São Francisco é uma grande cruz no meio do local, que é uma herança do frades franciscanos que já habitaram a cidade em séculos passados. Quando avistar a cruz, conhecida como Cruzeiro, estará na Praça São Francisco. Aí é só explorar à vontade!

Mas, como dissemos acima, São Cristóvão tem muitas praças e muitas igrejas. Além da famosa São Francisco, é possível visitar a Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória. A igreja data do século XVII e possui como destaque um belíssimo altar em madeira esculpido à mão com um canivete! Há ainda as igrejas da Nossa Senhora dos Homens Pardos e Nossa Senhora dos Homens Pretos. Se hoje elas representam a Nossa Senhora, no século XVII elas foram construídas para que uma população mais pobre da cidade e os negros, ainda escravos, pudessem frequentar as missas realizadas pelos jesuítas. A simplicidade do local retrata o passado daquele povo.

Os bricelets representam um sabor tipicamente local

Os bricelets representam um sabor tipicamente local

Caminhando pelas ruas de São Cristóvão, você vai se surpreender com belíssimos sobrados antigos; alguns deles ainda são habitados e continuam em funcionamento. Garantia de belas fotos! Mas ponto turístico para tirar fotos com toda a vista da cidade é o Cristo de São Cristóvão, uma estátua de 16m de altura que fica pouco antes de chegar no centro histórico da cidade, num local semelhante a um mirante, que permite ter uma visão geral da cidade. Passe lá e faça os seus registros.

Mas, lembre-se para o seu passeio em São Cristóvão ser completo, você precisa experimentar os bricelets: biscoitos de massa fina, produzidos pelas freiras do Lar Imaculada Conceição. A receita é uma relíquia guardada à sete chaves, que dá origem à um biscoito que derrete na boca e faz todos se deliciarem. E, muito além disso, com a compra dos biscoitos, você contribui para a manutenção das obras de caridade realizadas pelas freiras. Os biscoitos são uma boa ação mais que deliciosa. Ah, e pra quem gosta de doces de todos os tipos, procure informações na cidade sobre as delícias das doceiras da COOPERDOCES, uma cooperativa de mulheres doceiras que fabricam as mais saborosas receitas da região.

Festividades religiosas como a romaria de Nosso Senhor dos Passo reúne milhares de pessoas

Festividades religiosas como a romaria de Nosso Senhor dos Passo reúne milhares de pessoas

Para quem gosta de vivenciar a cultura local, uma excelente oportunidade para você conhecer São Cristóvão é visitar a cidade durante o período da Festa de Nosso Senhor dos Passos. Esta festa religiosa faz parte do calendário móvel da igreja e acontece todos os anos na segunda semana da Quaresma. A romaria acontece pelas ruas da cidade e tem como ponto alto o encontro das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Nosso Senhor dos Passos. Milhares de pessoas participam todos os anos desta celebração que une religiosidade e cultura, apreciados por sergipanos e turistas.

Qualquer que seja o seu interesse, São Cristóvão vai te proporcionar excelentes memórias de um passado presente na vida das pessoas desta cidade. Esse passeio de um dia pode ser feito de carro ou através de ônibus que circulam diuturnamente, saindo de Aracaju. A cidade e suas histórias vão encantar você e sua família. Quando estiver em Aracaju, vá até São Cristóvão e descubra as belezas desta cidade onde se vê história e cultura em cada detalhe.

Você conhece São Cristóvão? Já visitou a cidade? O que mais gostou do local? O que menos gostou? Contribua com nosso blog: envie fotos, informações, dicas e sugestões. Contamos com a sua colaboração para mostrar as belezas de Sergipe e proporcionar informações para quem deseja descobrir esse novo destino!

Fotos: Guia Sergipe Trade Tour, Porta Infonet e Portal da Secretaria de Turismo de Sergipe.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s