Estância: o jardim do rei!

Olá pessoal!

Como falamos no post anterior, vamos fazer uma série de posts referentes às denominações dos espaços de eventos de eventos do Celi Hotel. Além dos salões, com estrutura para a realização de eventos corporativos, temos ainda o espaço Estância, uma área próximo ao restaurante Maramar, excelente para coffee-break e pequenas refeições. Este espaço, com vista para a Orla de Atalaia, leva o nome da cidade-jardim do estado de Sergipe. Um dos municípios mais conhecidos e visitados no interior, principalmente no período junino, quando a cidade se torna um grande arraial. Vamos conhecer mais sobre Estância?

Se você está hospedado no Celi Hotel e deseja fazer a viagem de carro, não vai gastar nem uma hora para chegar à cidade. Estância está localizada a aproximadamente 70 Km de Aracaju e é um passeio tranquilo e agradável, já que você pode fazer boa parte do trajeto margeando a costa. A cidade, que surgiu como capitania em 1621, foi intitulada pelo próprio Rei Pedro II de “jardim de Sergipe” por conta de sua bela flora; mas só foi elevada ao patamar de município em 1848, após deixar de ser subordinada à Vila de Santa Luzia do Real, atualmente Santa Luzia do Itanhy.

O barco de fogo e a guerra de espadas são as manifestações juninas mais conhecidas da cidade

O barco de fogo e a guerra de espadas são as manifestações juninas mais conhecidas da cidade

Atualmente, o município é mais conhecido pelos festejos juninos e por suas belas praias. Mas, pra quem curte um passeio histórico, alguns sobrados azulejados e casas com arquitetura colonial existentes no centro da cidade garantem o ar bucólico do interior e um passeio na história de Sergipe. A igreja da Paróquia N. Sra. de Guadalupe também é um belo prédio a ser visitado. Aliás, dizem que o nome da cidade advém do México, onde a mesma santa é padroeira do país. Lá, “estância” é uma propriedade de criação de gados, tal como acontecia na cidade sergipana quando foi dada como capitania ao seu fundado Pedro Homem da Costa.

E pra quem gosta de festa, Estância é uma boa opção? Com certeza, principalmente se você visitar a cidade durante o período junino. Estância é nacionalmente conhecida por uma tradição que encanta a todos, visitantes e turistas: o barco de fogo. Uma pequena embarcação feita de madeira repleta de fogos de artifício e presa em cabos de aço, cruza a escuridão da noite na cidade, impulsionada pela força dos fogos. A tradição começou em 1930 com um estanciano que teve a ideia de unir sua paixão pelo mar com a pirotecnia junina e, atualmente, a corrida de barcos de fogo atrai milhares de pessoas ao “forródromo” da cidade para conhecer um ritual exclusivamente sergipano. Mas não é só isso! A guerra de espadas de fogo também clareia a noite na cidade durante o mês de Junho e o forró pé de serra dita o ritmo da festa que dura o mês inteiro na cidade que se transforma em um grande arraial. Todas estas manifestações fazem com o que São João de Estância seja único e inesquecível para todos os visitantes.

A Praia do Saco foi considerada como uma das 100 mais bonitas do mundo

A Praia do Saco foi considerada como uma das 100 mais bonitas do mundo

Mas, e se não for São João? Além de conhecer a cidade, você conferir as belíssimas praias do município. A Praia da Boa Viagem, mas conhecida como Praia do Saco, é a mais famosa de todas: uma região de águas calmas e límpidas, que encantou aos franceses da revista “Grands Voyageurs”, que elegeram-na como uma das 100 praias mais lindas do mundo. Além dela, existem ainda alguns passeios excelentes para serem feitos na região: na Lagoa dos Tambaquis, por exemplo, você estará bem próximo a centenas de peixes; já a Ilha da Sogra fica no encontro do rio com o mar e possui água doce e salgada a depender de onde você esteja; a Ilha do Sossego não precisa nem de explicação, não é?!

Sergipe é mesmo um destino incrível a ser descoberto. Estância é uma dessas cidades que oferecem diversas opções de lazer para todos os públicos. Quando estiver em Aracaju, visite a “cidade jardim” do rei e descubra as belezas do lugar. Com certeza, você vai se encantar muito mais do que estamos falando! Nos próximos posts, continuaremos com esta mesma temática e vamos desvendar a história e as belezas de mais uma cidade sergipana. Quer saber qual é? Visite o site do hotel, confira a nossa página de Eventos, conheça o nome dos nossos salões e arrisque seu palpite sobre nosso próximo destino nos comentários. Até breve!

Fotos: site da prefeitura de Estância


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s