Propriá: princesinha às margens do Velho Chico

Olá! Nosso novo post será o último da série que fala sobre as cidades do interior sergipano que dão nome aos espaços de evento do Celi Hotel. E se você foi curioso e resolveu entrar lá em nosso site para conferir sobre qual cidade seria a nossa postagem de hoje, já sabe que se trata de… Propriá! Então, vamos conhecer mais sobre essa pequena cidade, conhecida como ” a princesinha do São Francisco”.

Vista da cidade de Propriá pelo Rio São Francisco

Vista da cidade de Propriá pelo Rio São Francisco

Das cidades que comentamos nos posts anteriores, Propriá é a que está mais distante da capital Aracaju: aproximadamente 100 Km ao norte.  Fazendo divisa com o estado de Alagoas, de Propriá é possível ver ao longe a cidade de Penedo/AL. Conhecida por sua historicidade, Propriá ainda mantém suas praças com coretos e boa parte dos casarios que compõem o centro histórico da cidade, remontando os anos idos do século XVII, quando uma missão jesuítica para catequização indígena fez com que as naus portuguesas aportassem nas terras que foram chamadas de “Urubu de baixo”. Ainda bem que esse nome não vingou. Não faz jus à beleza da cidade que parece emergir do próprio rio. Talvez por isso, não se sabe ao certo, quando foi elevada ao posto de Vila, a cidade passou a chamar-se Propriá.

Belíssimo pôr do sol às margens do Velho Chico

Belíssimo pôr do sol às margens do Velho Chico

E durante muitos anos, a cidade foi uma das mais desenvolvidas do estado, chegando a ocupar o posto de 2ª cidade mais rica de Sergipe. Seu comércio sempre foi muito forte e até os dias de hoje, quando a cidade já não vive mais um período de grande negócios, a área comercial ainda é o principal centro da cidade.

Apesar da força de sua história ainda estar presente na cidade, atualmente, a vocação turística de Propriá se dá exclusivamente por conta do seu visitante mais ilustre: o Rio São Francisco. O “Velho Chico”, como é chamado pelos locais, corta toda a divisa ao norte do estado e o município de Propriá fica na parte mais próxima de onde o rio deságua para o mar. O São Francisco também é responsável pela travessia entre os estados, afinal, mesmo com a ponte ligando Sergipe e Alagoas, o trajeto feito de barco até Penedo é a forma mais rápida de chegar ao município alagoano. Além disso, o passeio pelo rio rende belas paisagens e um momento de tranquilidade e contemplação, durante alguns minutos de viagem.

Procissão de Bom Jesus atrai turistas e locais para o maior evento religioso local

Procissão de Bom Jesus atrai turistas e locais para o maior evento religioso da cidade

O rio também é o cenário da principal festa da cidade: a procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes. Esta tradição religiosa data de centenas de anos na cidade de Propriá e atrai milhares de pessoas de municípios circunvizinhos e também da capital Aracaju; além de turistas, na busca de conhecerem as principais tradições sergipanas. A festa acontece sempre no início do mês de Janeiro e conta com uma processão de barcos que se enfeitam para seguir o padroeiro local, sempre na fé de que irá protegê-los e abençoar o rio, que é fonte de renda para dezenas de famílias locais que vivem da pesca.

Mas, se, de repente, você estar apenas de passagem por Propriá, não deixe de dar uma paradinha, mesmo que seja rápida, para comprar um dos doces locais. O doce de batata doce é um dos mais famosos da região e, como este, também outros sabores vão fazer você se deliciar com a culinária local. Com certeza, sua passagem pelo local será ainda mais doce!

E aí, gostou deste post? Gostou das informações das postagens anteriores? Quer sugerir uma pauta ou deseja informações sobre algo que não comentamos aqui? Deixe seu recado entre os comentários. Vamos te ajudar a descobrir Sergipe e fazer deste o seu próximo destino, seja de férias ou à trabalho. Sergipe é um novo destino a ser descoberto! E aqui no Celi Hotel, sua estada será ainda melhor. Esperamos por você!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s