Um espaço para um mito sergipano!

Todo lugar guarda suas histórias, suas lendas e seus mitos. Aqui em Sergipe não é diferente! E esta semana um mito sergipano dos dias atuais recebeu uma grandiosa homenagem: um espaço de turismo com seu nome. O antigo terminal hidroviário de Aracaju, desativado há alguns anos, transformou-se num ambiente modernizado, aconchegante e com uma vista belíssima para o Rio Sergipe, chamado de Espaço Zé Peixe. Os mais novos podem não saber de quem se trata, os mais velhos contam seus feitos como lendas, mas José Martins Ribeiro Nunes, ou apenas Zé Peixe, foi, sem dúvida, o prático mais famoso na marinha brasileira. “Prático”?! Sim, e para quem não conhece a profissão, o sr. José Martins era responsável por guiar as embarcações que vinham de alto mar para o porto local, de modo que elas não encalhassem ao se aproximar da costa; depois, guiava-as de volta ao mar, atravessando o Rio Sergipe.  Até aí, tudo bem. Mas o diferencial dele é que seu transporte até os navios era feito sempre à nado!

Foto de Zé Peixe em um de seus mergulhos à serviço, no Rio Sergipe

Foto de Zé Peixe em um de seus mergulhos à serviço, no Rio Sergipe

Parece história de pescador, mas não é, não! Sua fama foi tão longe que se espalhou pelo país em matérias de programas de TV ou entrevistas com medalhões, como Jô Soares e Glória Maria. A vida de Zé Peixe, como ficou carinhosamente conhecido, virou documentário, artigo acadêmico, temática de eventos sobre a história de Sergipe e até livro! Sem falar de todas as premiações que recebeu ao longo dos seus 85 anos de vida, sendo 65 deles como prático: Medalha Almirante Tamandaré, Grão-Mestre da Ordem do Mérito Serigy, Cidadão Sergipano do Século XX, Condecorado com Escudo em ouro do Rio Grande do Norte… Alguns deste prêmios, foram resultados de atos verdadeiramente heroicos, como salvamento de velejadores que vieram do Rio Grande do Norte e quase naufragaram na costa sergipana, entre outros, que chegam a contar mais de 100!

Enfim, uma pessoa que teve tamanha importância e reconhecimento, até em nível nacional, precisava de um espaço para lhe representar. E que espaço melhor do que um prédio que fica às margens do rio que por tantas vezes Zé atravessou? Uma justa homenagem para o prático sergipano e um local que deve ser conhecido pelos turistas, para que descubram um pouco mais sobre Sergipe e sua história. E, finalmente, isto se concretizou!

A estátua em homenagem ao prático representa seus feitos durante todos os anos de trabalho

A estátua em homenagem ao prático representa seus feitos durante todos os anos de trabalho

Falecido em 2012, Zé Peixe recebeu inúmeras homenagens durante toda sua vida. Infelizmente, não está mais presente para conhecer o espaço que leva o seu nome, mas vários representantes da família, como sua irmã e sobrinhos, participaram da inauguração. O espaço, que tem como foco o público turístico que vem à Sergipe, integra o centro histórico de Aracaju e conta com um balcão de informações, lojas com artigos de artesanato, restaurante e um ambiente destinado à contemplação do mar. A estátua de bronze do homenageado que foi erguida no local é uma representação do seu trabalho e do que fez com que o sr. José Martins deixasse de ser apenas mais um prático para se transformar no Zé Peixe, mito sergipano.

Seja sergipano ou turista, conhecer o Espaço Zé Peixe é uma oportunidade de descobrir mais sobre  este ilustre sergipano, nossa cultura e ainda admirar a beleza do rio. Um novo cartão postal a ser incorporado à nossa bela cidade. Mais um motivo para conhecer Aracaju e descobrir que Sergipe tem muito a te oferecer.

Fotos: site Turismo Sergipe e Jornal do Beltrão


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s