Já é São João no “País do forró”!

Nordestino que é nordestino já está contando os dias para o início da maior festa da região! Falta menos de um mês para o São João mas por aqui os preparativos já começaram. Em Junho, Sergipe se transforma no “país do forró”: o estado que é o menor da federação é responsável por uma das maiores festas entre os seus vizinhos. Aqui, os festejam se espalham por várias cidades em dias diferentes, de modo que o mês inteiro é de muita festa por todo lugar. E, tenha certeza, para quem gosta de conhecer os costumes e tradições de um povo, esta é a melhor época para vir à Sergipe: afinal, não existe nada mais autêntico que os festejos juninos para o nordestino. Já para o sergipano então, é como uma identidade.

Os trios de forró pé-de-serra animam e esquentam as noites com o autêntico forró

Os trios de forró pé-de-serra animam e esquentam as noites com o autêntico forró

E se você acha que nossa contagem começou cedo, está muito enganado. Várias festas com temas juninos já acontecem na cidade desde o início do mês de Maio; e são essas “prévias juninas” que delimitam o início da contagem até o dia 24/06. A verdade é que aqui o São João não é só um dia, ele dura o mês inteiro. As pessoas decoram as ruas e as casas, se arrumam com roupas típicas, as quadrilhas dançam, os trios de forró pé-de-serra tocam e todo mundo se anima para esquentar o período de chuva e clima mais ameno.

Em Aracaju, a festa mais tradicional é o Forró Caju que acontece na praça dos mercados, no Centro Histórico, e que reúne milhares de pessoas durante dias de muita música e animação. No palco principal e nos palcos alternativos, artistas locais e nacionais comandam a festa que começa antes do São João e termina no dia de São Pedro. Na Orla de Atalaia, um grande arraial é montado para mostrar a tradição sergipana com uma decoração cheia de bandeirolas, cores alegres, barracas com artesanato, a capela dos Santos Juninos e a animação das quadrilhas juninas, ao som de sanfoneiros que prometem animar a noite de todos, independente da idade. Na Rua São João, no Bairro Santo Antônio, o cenário é de concurso entre as principais quadrilhas do estado. Um espetáculo para ser visto e incentivado: é só escolher a sua favorita e torcer para que ela seja escolhida a melhor da cidade!

O Forró Caju reúne milhares de pessoas em noites de muita música e animação

O Forró Caju reúne milhares de pessoas em noites de muita música e animação

Uma opção mais cultural é visitar exposições e eventos realizados durante o mês de Junho que destacam a beleza dos festejos não apenas em Aracaju, mas em todo o nordeste. Na capital sergipana, todos os anos, é comum encontrar a exposição de altares de Santo Antônio. O “santo casamenteiro” também é um dos que são celebrados no período e a devoção se apresenta nos altares montados em favor do santo na busca ou em agradecimento da graça alcançada. No Museu da gente Sergipana, também é comum encontrar exposições temporárias sobre temáticas juninas, homenageando artistas locais ou destacando a tradição popular. Qualquer que seja a temática, sempre vale a pena conferir o que acontece por lá. Além disso, o Fórum do Forró, promovido pela prefeitura de Aracaju é uma excelente opção para conhecer um pouco mais sobre as figuras mais populares na propagação das raízes nordestinas. Cada ano, um artista é escolhido para ter sua trajetória apresentada e debatida, com foco em sua contribuição para a divulgação da cultura regional por todo o Brasil. Um programa rico em cultura e animação, pois, ao final do evento, é comum haver a apresentação de artistas locais.

O barco de fogo é uma das principais atrações do São João em Estância, no interior do estado

O barco de fogo é uma das principais atrações do São João em Estância, no interior do estado

E para quem deseja se aventurar pelo interior, difícil vai ser escolher em qual lugar aproveitar os festejos. Estância, Itaporanga D’Ajuda, Areia Branca, Capela, N. Sra. do Socorro… são apenas algumas das cidades que oferecem festejos durante todo o mês. Algumas delas, em períodos específicos e com atrações bem peculiares e autênticas, como a apresentação dos barcos de fogo de Estância e a festa do mastro em Capela, que são tradições originalmente sergipanas. E seja qual foi a cidade, lembre-se que tem sempre muito mais para se conhecer além dos festejos juninos: igrejas, centros de turismo e artesanato são o carro chefe de vários desses municípios. Não será muito difícil encontrar um lugar pelo caminho para saborear as delícias da região.

O Celi Hotel Aracaju também se enfeita para receber você no clima do São João. Durante o mês de Junho, as bandeirolas dão um colorido diferente ao hotel e uma mesa de degustação com comidas e bebidas típicas fica disponível para nossos hóspedes. Além disso, você vai poder conferir a apresentação de uma quadrilha junina dentro do hotel e interagir com os quadrilheiros. Tudo feito com muito cuidado para você aproveitar o melhor do período sem sair do hotel!

O Celi Hotel já está decorado e pronto para te receber no melhor São João do país!

O Celi Hotel já está decorado e pronto para te receber no melhor São João do país!

Durante todo o mês de Junho, vamos atualizar você com as programações do que deve acontecer em todo o estado nas comemorações dos festejos juninos para que possa planejar sua viagem para Sergipe durante o período. Aproveite para vivenciar as festas em nosso estado. Aracaju é a única capital nordestina com grandes comemorações juninas, ou seja, você não vai precisar andar muito para aproveitar o melhor da festa. Com certeza, desvendar toda esta cultura vai fazer desta uma viagem inesquecível, ou, como falamos por aqui “arretada de boa”! Até breve!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s