São José: um santo lugar!

Olha a gente aqui de novo!

A semana passou rápido e já estamos de volta com mais uma opção de lugar à ser descoberto aqui em Aracaju.Desta vez, vamos apresentar a vocês um bairro que até poderia ser turístico, mas (talvez ainda) não é. Ao lado do centro da cidade, o bairro São José atualmente é conhecido pelo grande número de hospitais, clínicas, consultórios e centros médicos que se localizam em suas imediações.

– E o que isso tem de turístico?

– Nada! Assim ele é conhecido, mas saiba que existe muita coisa além de médicos neste bairro.

Antes de falar das opções de lugares legais para turistas que se pode encontrar no bairro São José, vamos primeiro falar sobre sua história; afinal, este é um dos bairros mais antigos da cidade e o primeiro a representar a expansão da capital sergipana.

História do “Carro Quebrado”

Carro quebrado: este era o antigo nome do bairro que ficou conhecido assim por conta dos inúmeros veículos que atolavam no local devido os terrenos da região serem pantanosos. E esta realmente não é uma boa maneira de ser lembrado. Mas logo o bairro passou a ser chamado de São José, após a implantação da igreja com o nome do santo, que tornou-se referência no local. Foi justamente em torno da paróquia que o povoamento se iniciou. A construção do Colégio Patrocínio de São José por feiras da congregação franciscana foi outro marco para o local que logo passou a ser visto como uma possibilidade de bairro residencial. As primeiras casas da região foram habitadas por uma elite que começava a aparecer na cidade e queria um pouco mais de privacidade, saindo da exposição movimentada do centro para habitar áreas circunvizinhas e tornando o novo bairro um reduto de mansões.

Na década de 1950, o São José conheceu sua urbanização: praças, calçadões e ruas pavimentadas começam a aparecer no bairro que também recebeu o primeiro estádio de esportes da cidade que, após a reforma realizada uma década depois, passou a ser chamado de Estádio Lourival Batista; sendo atualmente conhecido como Arena Batistão. Mas, a partir da década de 1970, o centro de Aracaju começou a ficar pequeno para as atividades comerciais que se intensificaram e o bairro São José iniciou um processo de transformação: as antigas residências passaram a dar espaço aos prédios e pontos comerciais, e o bairro passa a ver o desenvolvimento chegar em forma de novos negócios. Daí até o novo século, o São José cresceu e para ser o que é hoje: um dos bairros mais conhecidos e tradicionais da cidade.

Conheça este santo lugar!

Ruas arborizadas, diversas praças e um pouco da história de Sergipe, além de um comércio sólido, compõem atualmente o São José. Apenas isto não é o suficiente para que um turista se interesse pelo local, mas existem muitos espaços públicos e alguns privados que valem a visita. Seja para conhecer mais sobre nossa história, apreciar a cultura sergipana ou degustar os sabores local, saiba que o bairro São José está recheado de opções que podem te interessar e mais ainda: te surpreender!

foto agencia se de notícias

O Estádio Estadual Gov. Lourival Baptista agora é conhecido como Arena Batistão (Foto: reprodução Agência Sergipe de Notícias)

Estádio Estadual Lourival Batista / Arena Batistão: este é o maior estádio de futebol de Sergipe. Com capacidade atual para 15.575 pessoas, foi entregue à população  completamente modernizado há pouco mais de um ano e já recebeu diversos estaduais e de campeonatos nacionais durante o período. Sua iluminação externa destaca o prédio reformado e ainda mais imponente, chamando a atenção dos passantes pelo local. O estádio só abre ao público em dias de jogos. Então, se quiser conhecer a Arena Batistão por dentro, fique de olho nos campeonatos e confira os jogos a serem realizados no local.

Teatro Atheneu: saindo do esporte para as atrações culturais da cidade, precisamos falar sobre o Teatro Atheneu. O mais antigo teatro da cidade foi inaugurado em 1954 e tem capacidade para mais de 800 pessoas, incluindo a acessibilidade de assentos especiais. Após a última reforma, realizada em 2011, a fachada externa do Atheneu recebeu painéis em homenagem aos grandes representantes locais do teatro sergipano e um espaço cultural, que conta com cafeteria e salas de exposições. Para conferir a programação do local, que inclui espetáculos com artistas sergipanos e nacionais das mais diversas áreas, clique aqui e confira o site o teatro.

Sociedade SEMEAR: apesar de ser um espaço relativamente novo no bairro, a Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes, conhecida como SEMEAR, atua ativamente na produção cultural da cidade. Inaugurado em 2001, funciona como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em um prédio que é um verdadeiro complexo com galeria de exposição, salas de aula, auditório e espaços abertos que são amplamente utilizados em eventos com foco na cultura e na arte sergipana. Sua galeria de arte, que leva o nome de um grande artista, sergipano de coração, Jenner Augusto, está sempre aberta para visitação e é uma excelente oportunidade para conhecer de forma gratuita os talentos locais. E fica a apenas uma quadra do Teatro Atheneu, na rua Vila Cristina. Clique aqui para saber das novidades visitando o site da SEMEAR.

CULTART: o Centro de Cultura e Arte conhecido como CULTART está localizado na Av. Beira Mar, em um prédio tombado como Patrimônio Histórico Estadual.Construído em 19874 para abrigar um orfanato, o local já serviu também como Grupo Escolar e Faculdade de Direito, antes de passar a ser mantido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e transformado no CULTART. O prédio é um verdadeiro complexo com dezenas de salas que são utilizadas pelos cursos de Dança, Teatro e Artes Visuais, oferecidos pela universidade; além da Pinacoteca Professor Luiz Alberto dos Santos e da Galeria de Arte Florival Santos, que frequentemente expõem obras de artistas sergipanos. O CULTART funciona de segunda à sexta-feira, das 08 às 18h, e aos sábados, das 08 às 12h; e fica pertinho da Sociedade SEMEAR (num mesmo passeio, você vai conhecer vários lugar!) 🙂

sede_oab_se

À esquerda, uma foto antiga do prédio que foi reformado e hoje abriga a sede da OAB/SE, à direita (Foto: reprodução site Prefeitura de Aracaju)

Memorial da Advogacia Sergipana (Sede da OAB/SE): o antigo palacete da tradicional família Rollemberg hoje serve como sede para a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, mas preserva sua arquitetura eclética e a beleza histórica do lugar. O prédio, tombado como patrimônio histórico em 1980, passou a ser a nova sede da OAB/SE após a reforma realizada em 2010, que deu origem também ao Memorial da Advocacia Sergipana. Um verdadeiro acervo de documentos jurídicos, peças históricas e outros tantos itens que retratam o passado de Aracaju e Sergipe, principalmente, no âmbito jurídico. O local é aberto ao público mas as visitas guiadas devem ser agendadas pelo e-mail presidente@oabse.gov.br Caso queira ter uma noção do lugar, que tal fazer agora mesmo uma visita virtual? Clique aqui para conhecer o tour 360º desenvolvido pela OAB.

Sabores de Aracaju: está no bairro São José e não quer ir até o mercado para comprar aquelas coisinhas gostosas com sabor de Sergipe? Nem precisa! A loja Coisas Nossas funciona na Av. Augusto Maynard nº 92 (próximo ao Memorial da OAB/SE) e é um cantinho recheado de biscoitos caseiros, doces regionais e muita comidinha gostosa para quem não quiser voltar com a mala vazia. Ah, e por falar em mala, é só solicitar que eles embrulham suas compras naqueles plásticos com bolhas de ar para que você despache tudo junto com sua bagagem sem problemas! Mas, se você quer mesmo é se refrescar no calor de Aracaju, atravessa a Av. Augusto Maynard e vai no número 77: a Sorveteria Vi Sabor possui os mais variados sabores de sorvetes, tendo como carro-chefe aqueles com frutas regionais como jabuticaba, mangaba, cajá, dentre outros. Em atividade há mais de 40 anos, possui história e é muito frequentada por locais e turistas. Um daqueles lugares para estar e se sentir um autêntico aracajuano.

E aí, o que achou das nossas dicas de hoje? Gostou de saber um pouco sobre o bairro São José? Deixe seu comentário e sua avaliação. Contamos com a participação dos nossos seguidores e de todos os visitantes para fazer este blog ser ainda melhor e mais útil para quem quer não apenas conhecer a cidade, mas viver Aracaju.

Ah, e não se esqueça, o feriado de Páscoa está chegando! Faça sua reserva agora mesmo em nosso site e venha descobrir Sergipe e suas belezas! Clique aqui e garanta sua estada conosco. Nós, do Celi Hotel Aracaju, estamos esperando por você!

Observação: dados e informações foram retiradas do site do Guia Sergipe Tradetour, site da Agência Sergipe de Notícias (sobre o Batistão), site do Teatro Atheneu, da Sociedade Semear, site da Universidade Federal de Sergipe (sobre o Cultart), site da OAB/SE (sobre o Memorial da Advocacia Sergipana), Facebook Coisas Nossas e TripAdvisor (sobre a Sorveteria Vi-Sabor).


Um Comentário

    • Evany, que bom que tem acompanhado nossas postagens! Nosso objetivo é exatamente este: fazer com que Aracaju seja redescoberta, tanto por turista como pelos aracajuanos. Se tiver alguma sugestão para nós, deixe seu comentário. Isso contribui para fazer deste blog um espaço ainda mais interativo. E esperamos vê-la por aqui em breve! Aracaju e o Celi Hotel estão de braços abertos para te receber.

      Curtir

  1. Olá boa noite! Sou de Salvador – BA. Conheci Aracaju em 2012 ainda estava na Faculdade e me encantei!! Naquela época eu disse que um dia ainda moraria nesse lugar… Agora estou decidida a morar nessa bela Cidade juntamente com a minha mãe e o meu filho, sou Advogada e amei esse Bairro São José, porém como não conheço muito a Cidade estou sem saber qual o Bairro legal para morar, estou pesquisando alguns Bairros como Farolândia, Inácio Barbosa, Atalaia, Grageru, Siqueira Campos… Mas não conheço nenhum deles, estou indo daqui duas semanas para conhecer melhor, mas agora vendo o São José também gostei, porém gostaria de residir num bairro mais completo com farmácia, panificadora, academia, restaurantes e quem sabe perto da praia rsrsr Por favor se alguém tiver alguma dica eu agradeço muito desde já!!

    Curtir

    • Olá Carla! O bairro São José é um lugar bem completo, possui diversos dos itens que você mencionou e, apesar de não ficar perto da praia, fica na região próxima do Rio Sergipe e ao lado do bairro 13 de Julho. Em alguns minutos à pé, você pode andar pelo calçadão e apreciar a vista do rio e da Ilha de Santa Luzia, que abrange a Barra dos Coqueiros e a Atalaia Nova. Mas, se preferir vir a Aracaju para obter mais informações sobre outras localidades, espero que possa hospedar-se conosco aqui no Celi Hotel o tempo suficiente para conhecer mais da cidade e escolher o seu espaço ideal para viver! Desejamos boa sorte e esperamos recebê-la numa breve oportunidade!

      Curtir


Deixe um comentário